Edith González é Bárbara Guaimarán, uma jovem que cresceu bela e feliz até sofrer um penoso incidente, pelo qual decidiu se vingar de todos os homens, tratando de seduzi-los para depois lhes tomar toda a sua fortuna e suas terras. Porém, a chegada de Santos Luzardo, um belo e brilhante advogado, e sua indiferença ao seu jogo de sedução, desencadeiam uma guerra quando Marisela, a filha de Dona Bárbara, desprezada pela mesma e abandonada aos cuidados de um pai alcoólico, é descoberta por Santos, por quem se apaixona, o que a leva a enfrentar sua mãe, que realiza as mais atrozes ações para conseguir o amor do mesmo homem.

Arquivo do blog

Sinópse

Doña Bárbara Guaimarán é uma rica terrateniente, inclemente por uma experiência traumática que teve em sua adolescencia, quando foi violada por um grupo de sanguinarios piratas que assassinaram a seu pai e ao primeiro amor de sua vida, um maestro chamado Asdrúbal.
A mulher voltou-se poderosa, sua palavra é lei no povo do Progresso e seus arredores. Tem acumulado grandes terras e manadas extensas de ganhados, a maioria por meios ilegais tais como o engano e o suborno a servidores públicos locais. É a dona da fazenda O Medo, vizinha de Altamira, pertencente a Santos Luzardo. 
Luzardo tem voltado ao Arauca após mais de vinte anos de ter partido para o estrangeiro onde se fez advogado. Sua intenção inicial é ir a Altamira para vendê-la já que na capital espera-o Luisana, sua noiva. Mas, ao chegar descobre que tem uma dívida com a terra que o viu nascer e decide levantar a fazenda que tem ido decayendo em anos de abandono. Também descobre que seu capataz, Balbino Paiba, tem estado trabalhando de forma disimulada para doña Bárbara com o fim de lhe roubar ganhado e o despede, lhe demonstrando aos peones de seu finca que o equilíbrio do poder da região está a ponto de mudar.
Pouco a pouco, Santos inteira-se do estado das coisas: da queda em desgraça de sua primo Lorenzo Barquero, antigo dono do Medo, que dantes se chamava A Barquereña, a mãos de Doña Bárbara. Descobre também a seu prima, Marisela, filha adolescente de Barquero e Bárbara, que se criou como uma selvagem, vivendo desde menina em um lugar chamado A Chusmita, ao lado de seu pai alcohólico.
Cedo, Santos descobre que Doña Bárbara, aliada com um antigo amigo do pai de sua filha, se aproveitou da paixão que acordava em Barquero e de sua queda no alcoholismo para lhe fazer assinar um documento falso no que lhe vendia a fazenda. E uma vez sentindo-se dona da Barquereña, mudou-lhe de nome e jogou à rua a Lorenzo e a Marisela, que era ainda muito pequena.

Assim, Marisela, repudiada por sua mãe desde o dia de seu nascimento, tem crescido na choça da Chusmita e seus únicos apoios têm sido Juan Primito (um criado de doña Bárbara) e Eustaquia, nana de sua mãe. Ao conhecê-la e vê-la suja e sem educação, Santos decide ocupar-se de sua prima e de Lorenzo (que sofre de cirrosis e está a morrer) e lhos leva a viver com ele a Altamira. Seu propósito é curar a Lorenzo de seu alcoholismo e converter a Marisela em uma señorita. Doña Bárbara sente-se atraída por Santos e trata de conseguí-lo por todos os meios. Santos corresponde-lhe, mas resiste-se a cair em seus braços, já que à cada momento descobre dela alguma mentira ou armadilha, sem contar com que a gente ao redor lhe atribui assassinatos e fraudes. Santos se esfuerza por crer nela para a poder amar e a cada vez que está a ponto de lhe dar seu voto de confiança descobre algum novo facto que lhe demonstra que Bárbara o enganou: por exemplo a tentativa de mudar ilegalmente os limites que dividem às duas fazendas ou o roubo de 500 cabeças de ganhado por parte da peonada do Medo.

Seguidores